por Médicos do Mundo, em 26.08.11
TERMOS DE REFERÊNCIA
REFª: PI/GUI/COORDPROJ/08.2011
Perfil do Posto de Coordenador de Projecto na Guiné-Bissau
Designação do Posto: Coordenador de Projecto
Localização do Posto: o projecto localiza-se na Região de Quinara, sectores de Fulacunda e Tite, com sede em Bissau.
Tempo de duração do Posto: 11 meses com início a 15 de Setembro de 2011.
Relações Hierárquicas: O colaborador será integrado na equipa operativa de Médicos do Mundo (MdM) na Guiné-Bissau e responderá directamente perante o Coordenador de País.
Descrição das funções do Posto: O Coordenador de Projecto irá exercer as suas funções no âmbito do projecto “Participação e Educação Comunitária e Saneamento Total Liderado pela Comunidade”:
- Realizar encontros com as autoridades e parceiros locais com vista à recolha de informação relevante para a planificação das diferentes fases do projecto;
- Realizar encontros comunitários e escolares para identificação dos principais problemas ligados ao acesso à água e ao saneamento do meio; e às práticas e comportamentos de risco da população;
- Assegurar, em colaboração com a Coordenadora de País e participação das autoridades e parceiros locais, a planificação detalhada das actividades do projecto;
- Coordenar a constituição e formação dos Comités de Água, Saneamento e Higiene;
- Seleccionar e formar, com o apoio dos supervisores e animadores do projecto, os Núcleos de Saneamento nas escolas constituídos por alunos;
- Preparar, supervisionar e avaliar, com o apoio da Coordenadora de País e da equipa de formadores MdM, a formação inicial a realizar à equipa do projecto, constituída por supervisores, animadores e activistas;
- Coordenar, em estreita colaboração com os supervisores, a implementação do CLTS nas comunidades seleccionadas;
- Organizar, com o apoio da equipa do projecto, a formação de artesãos e constituição de pontos de venda de placas de latrina;
- Coordenar as actividades de informação, educação e comunicação nas escolas e comunidades seleccionadas;
- Monitorar e avaliar o projecto através de reuniões periódicas com a equipa do projecto e visitas regulares ao terreno;
- Elaborar, em colaboração com a coordenadora de País, relatórios de actividades trimestrais, com dados estatísticos, de acordo com instrumentos de recolha de informação a serem desenhados, e apontando constrangimentos e soluções.
Requisitos do Posto:
Formação: Formação superior em desenvolvimento comunitário ou áreas afins;
Experiência profissional: Experiência de trabalho comunitário (trabalho realizado em África e/ou na área da prevenção de doenças de transmissão fecal-oral ser valorizado);
Línguas: Domínio do Português. Conhecimento de crioulo será uma mais-valia;
Características pessoais:
- Capacidade de adaptação a um novo contexto social, cultural, político-militar, bem como às condições de vida no terreno, à cultura e funcionamento da organização;
- Capacidade de desempenhar as suas funções em situações de pressão e stress;
- Flexibilidade no desempenho das suas funções;
- Sensibilidade para diferenças culturais.
Competências e conhecimentos requeridos
- Capacidade de liderança e iniciativa
- Objectividade
- Capacidade de planificação e organização
- Capacidades interpessoais e de trabalho de equipa
- Capacidade de delegação de tarefas
- Capacidade de comunicação
- Capacidade de decisão e de resolução de problemas
- Compromisso com formação continua
- Conhecimentos tecnológicos
- Profissionalismo
Envio de currículo e carta de motivação até 5 de Setembro de 2011, para florbelacordeiro@medicosdomundo.pt e
andreia.oliveira@medicosdomundo.pt
Informamos que só responderemos às candidaturas que forem seleccionadas para entrevista. As entrevistas serão presenciais e realizadas na sede de MdM em Lisboa.