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Colabore com Médicos do Mundo - Timor Leste

por Médicos do Mundo, em 03.05.12

          Posto -Técnico de Saúde      

                                                     

[Médicos do Mundo]

   

 

TERMOS DE REFERÊNCIA

 

Perfil do Posto

 

 

Designação do Posto: Técnica/o de Saúde “Comunidade Saudável” (Timor-Leste).

 

Localização do Posto: Timor-Leste, residente no Distrito de Lautem ou Distrito de Viqueque, com possibilidade de actuar em todo o espaço geográficoem que MdM tenha projectos a decorrer.

 

Tempo de duração do Posto: Duração do projecto.

 

Relações Hierárquicas: A/O técnica/o estará integrado na equipa operativa da delegação portuguesa de MdM em Timor-Leste e responderá directamente ao Coordenador de Projecto.

 

Descrição das funções do Posto: A/O técnica/o irá exercer as suas funções no âmbito do projecto “Comunidade Saudável”.

 

Tem como funções específicas:

 

  • Apoio no planeamento e monitorização do programa SISCa (Serviço Integrado de Saúde Comunitária) a nível nacional e distrital;
  • Coordenação e implementação da supervisão formativa dos enfermeiros / parteiras e outros técnicos de saúde que trabalham na área da saúde materno-infantil;
  • Reforçar a implementação do Programa Alargado de Imunização e vigilância e apoio nutricional nos Distritos de Lautem e Viqueque;
  • Acompanhamento das equipas móveis ao nível do planeamento das saídas, controlo de stocks e recolha de dados;
  • Preparar em conjunto com o Coordenador de Projecto as acções de formação dirigidas às autoridades locais e Organizações Comunitárias de Base de Lautem e Viqueque;
  • Preparar e ministrar acções de formação / reciclagem aos técnicos de saúde do Distrito, de acordo com as necessidades identificadas e em coordenação directa com os SDS;
  • Supervisão formativa, monitorização e avaliação dos Voluntários de Saúde Comunitária;
  • Dar continuidade às actividades de formação e reciclagem teórica, assim como assegurar a formação em contexto de trabalho aos técnicos de saúde da equipa MdM e Serviços Distritais de Saúde;
  • Promover a constituição de grupos de mães para a implementação das actividades de AIDI comunitários nas aldeias;
  • Acompanhamento das reuniões técnicas realizadas pelo Ministério da Saúde e seus grupos de trabalho, ao nível da imunização, nutrição e outros de interesse para os projectos;
  • Identificação e mobilização de parceiros institucionais e de organizações não governamentais locais, religiosas e comunitárias que possam ser parceiros dos projectos de MdM em Timor-leste;
  • Apoio na elaboração dos planos das acções de informação, sensibilização e educação (IEC) para a saúde e acompanhamento do seu desenvolvimento;
  • Acompanhamento das actividades de mobilização da comunidade, ajudando a definir os indicadores de processo e modelos de informação que assegurem o seguimento das actividades e o preenchimento do sistema de informação do projecto;
  • Acompanhamento do coordenador de projecto nos contactos institucionais sempre que estes respeitem questões técnicas de saúde;
  • Preparação de um plano de actividade mensal;
  • Elaboração mensal de relatórios técnicos e de supervisão e inclusão da componente técnica;
  • Representação MdM, juntamente com o Coordenador de Projecto e sempre que este não o posso fazer pessoalmente, em actividades técnicas junto das autoridades de Saúde, Administrativas, Religiosas e Comunitárias.

 

Competências e conhecimentos requeridos

 

Liderança – capacidade comprovada de supervisão e liderança técnica. Capacidade de manter relações de trabalho efectivas, quer como membro de uma equipa quer como líder de uma equipa.

Planificação e organização – Capacidade para organizar, planificar e implementar tarefas, lidar com várias exigências em simultâneo e trabalhar com prazos.

Trabalho de equipa Fortes capacidades interpessoais e capacidade de estabelecer e manter uma efectiva parceria e relações de trabalho com pessoas multiculturais e ambientes multiétnicos com sensibilidade e respeito pela diversidade.

Comunicações – Forte capacidade de comunicação (falada e escrita), incluindo a capacidade de aconselhar e formar utilizadores de sistemas/aplicações complexas e eficazmente preparar especificações e outros relatórios escritos e outra documentação de uma forma clara e concisa.

Resolução de problemas – Boas capacidades analíticas e de resolução de problemas e capacidade para lidar com vários assuntos associados.

Compromisso com formação continua – Disponibilidade para se manter actualizado em novos desenvolvimentos nas áreas de intervenção (VIH/SIDA) e contexto (Desenvolvimento, Gestão de Projectos)

Conhecimentos tecnológicos – aptidões sólidas no uso de computadores, incluindo competências no processamento de texto e folhas de cálculo. Profissionalismo – Reconhecidos conhecimentos e exposição a assuntos-
-chave, incluindo dimensões politicas, sociais e económicas

 

Formação Académica

Licenciatura em Medicina ou Enfermagem

 

Experiência profissional

Pelo menos 2 anos de experiência e preferencialmente experiência de 1 ano em projectos de emergência ou desenvolvimento em Países em Desenvolvimento.

 

Línguas:

Domínio do português e fluente em inglês.

 

Características:

  • Boa capacidade de gestão e organização de actividades;
  • Capacidade de desenvolver as suas funções em situações imprevistas, de pressão e stress;
  • Flexibilidade e capacidade de adaptação no desempenho das suas funções;
  • Capacidade de adaptação a um novo contexto social, cultural, político-militar, bem como às condições de vida no terreno, à cultura e funcionamento da organização;
  • Conhecimentos básicos de Office e Internet na óptica do utilizador. 

Envio de currículo e carta de motivação, até dia 20 de Maio de 2012, para florbelacordeiro@medicosdomundo.pt e maria.sacchetti@medicosdomundo.pt

 

Informamos que só respondemos às pessoas seleccionadas para entrevista.

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publicado às 17:46



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