Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A Associação Médicos do Mundo (MdM), através do projecto 'Mensanus', participou na XIII Conferência SMES Europa – Saúde Mental e Exclusão Social: “HOME – Less & home – FIRST” – decorrida entre os dias 6 e 8 de Março de 2013, em Roma. Uma conferência da rede internacional das organizações que prestam apoio às pessoas sem-abrigo.
O Projecto Mensanus intervém na Reabilitação, Redução de danos e Reinserção junto da população sem-abrigo na região do Grande Porto. O projecto foi representado através de um poster e uma comunicação elaborada pela equipa do projecto, constituída pela Coordenadora do Projecto, uma Educadora Social, e duas Enfermeiras de Saúde Mental. Este projecto surgiu da necessidade de uma intervenção mais específica e direccionada na área da saúde mental com população vulnerável e em exclusão social. Muitas pessoas com perturbações mentais graves são excluídas pela sociedade, caem na pobreza e ficam na condição de sem abrigo ao não receberem tratamento e cuidados de que precisam a nível de saúde.
Após 4 anos de intervenção no apoio às pessoas sem-abrigo, todos os utentes em acompanhamento foram integrados na rede de suporte, contudo, esta resposta à população vulnerável, providenciada pela nossa equipa, deixará de existir, com o término do projecto em Março de 2013. Conclui-se que apesar da conjuntura económica actual, deveria ser uma prioridade na saúde os esforços a nível da inclusão da saúde mental a nível dos cuidados de saúde primários, de acordo com as directrizes da Organização Mundial da Saúde.
Depois de 20 anos de programas nacionais e europeus de combate à pobreza e reformas de desinstitucionalização, pretendeu-se com esta conferência internacional unir ideias e esforços, trocar experiências e conhecimentos, avaliar as inovações e avanços e, propor áreas de prioridades na intervenção junto das pessoas sem-abrigo com doença mental, com vista à promoção da dignidade e dos direitos humanos.
A conferência revelou-se bastante positiva para todos os intervenientes, através da partilha de ideias e de soluções para o futuro.
Fotos: Arquivo MdM
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.