Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Das Filipinas chegam testemunhos sobre a intervenção da Médicos do Mundo, após o tufão Haiyan. De relembrar que a MdM foi das primeiras organizações a prestar apoio às vítimas da catástrofe, uma que vez que tinha há vários meses uma equipa em Manila, a trabalhar num programa de saúde ambiental, à qual se juntou uma segunda equipa de emergência. A intervenção da MdM centra-se sobretudo na prestação de cuidados primários de saúde, embora, no futuro, a organização pretenda também envolver-se na reconstrução do sistema de saúde filipino.
“É importante para a nossa população ter os serviços e o apoio da Médicos do Mundo (MdM), pois somos uma população de cerca de 6000 pessoas e o hospital está danificado. Neste momento, com as condições que temos, não conseguimos dar assistência como devíamos. E até agora não chegou praticamente nenhuma ajuda, excepto a da MdM (…) O centro de saúde está danificado, não temos electricidade e todas as estruturas que usamos estão destruídas. Estamos paralisados. As pessoas estão a começar a sofrer de febres, gripe, tosse e ferimentos que não foram tratados. Por isso, estamos muito gratos por toda a ajuda que nos foi dada pela MdM e pelas outras ONG que estão a chegar aqui.”
Daryl, consultor do Presidente da Câmara de Carigara, Ilha de Leyte
“Nós estávamos lá antes e durante o tufão. Foi terrível, o vento levou o telhado. Ao princípio, não pudemos dar assistência médica às pessoas do nosso distrito. Estamos profundamente gratos à Médicos do Mundo (MdM) pela ajuda concedida. Eles orientam-nos, fornecem-nos medicamentos e equipamento e acompanham-nos. A assistência médica e financeira que nos deram foi muito importante. Principalmente porque, depois do tufão, a maior parte de nós nem sabia por onde começar. Sentíamo-nos devastados e sem esperança (…) Tivemos muita sorte e fomos abençoados por ter a ajuda da MdM. Vamos trabalhar juntos na reconstrução do centro e tentar que tudo volte à normalidade.”
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.