Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O projecto “Rumo a Santiago” reuniu os aventureiros Norberto Henriques e Jorge Frazão numa expedição de bicicleta ao longo dos 1.260km do Caminho do Norte, um dos mais difíceis Caminhos de Santiago. A aventura decorreu entre 27 de Julho e 12 de Agosto e teve como objectivo solidário angariar € 1.500 para financiar o combustível necessário à deslocação da Equipa de Rua da Médicos do Mundo ao Bairro Quinta da Fonte, em Loures, durante um ano.
Em jeito de balanço, neste final de ano, deixamos aqui o testemunho dos dois ciclistas sobre a sua aventura, bem como algumas fotos dos momentos mais interessantes da viagem.
"Já sabíamos que a principal característica do Caminho do Norte seria a sua dureza. Foi, inclusivamente, isso que fez despertar a nossa atenção para a edição deste ano, pois queríamos superar a longa Via de la Plata realizada no ano anterior.
Não existe nada mais gratificante do que fazermos aquilo de que gostamos, por isso, as supostas dificuldades tornaram-se em agradáveis e divertidos momentos. Apesar da agressividade dos caminhos, foi um desfrutar permanente. No horizonte das intermináveis subidas, adivinhava-se a enorme possibilidade de sermos presenteados com paisagens deslumbrantes, assim como, no final das sinuosas descidas, os rasgados sorrisos espelhavam bem a adrenalina sentida no momento, não esquecendo as inúmeras pessoas que íamos “coleccionando” e a quem, orgulhosamente, apresentávamos as nossas motivações desta reconfortante aventura.
O nosso empenho na campanha solidária que criámos em colaboração com a Médicos do Mundo também nunca foi esquecido. Divulgámos a campanha durante toda a viagem, quer com as pessoas com quem nos cruzámos, quer relembrando todos aqueles que nos acompanham na esfera virtual da Internet. Ficámos muito satisfeitos por saber que houve quem não tivesse ficado indiferente a esta campanha, ainda que tenhamos ficado muito aquém do objectivo inicialmente traçado. E quanto a isso mantemos ainda a esperança de contar com o apoio de muitos mais que vêem na nossa campanha uma grande vontade de ajudar quem mais precisa!"
Norberto Henriques e Jorge Frazão
A Médicos do Mundo deixa também aqui o seu “Muito Obrigada” aos que se identificaram com esta causa e fizeram donativos (total angariado: € 150,00), e a todos os que colaboraram para que o “Rumo a Santiago” pudesse ter “rodas para andar”.
Ao Norberto Henriques e ao Jorge Frazão, um enorme “Bem-hajam” pela sua generosidade e sentido de missão.
A Médicos do Mundo precisa do seu apoio para continuar a sua intervenção junto da população vulnerável do Bairro Quinta da Fonte, Loures. Pode ainda fazer um donativoatravés do NIB 0035 0551 00009108930 59 ou na página do Facebook.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.