Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Médicos do Mundo desenvolve programa de cuidados de saúde e de apoio psicológico no nordeste do país.
Após o sismo, e consequente Tsunami, que atingiu o Japão no passado dia 11 de Março, a Médicos do Mundo analisou rapidamente as acções a tomar e as zonas a intervir, o que permitiu à associação ir em auxílio das pessoas que estão nas zonas mais afectadas.
Esta missão de avaliação foi levada a cabo pela delegação japonesa MdM, presente no local, e pelos médicos voluntários japoneses.
As pessoas atingidas pela catástrofe, infelizmente em número bastante elevado, estão exaustas da vida nos abrigos temporários: a falta de higiene, o fraco acesso a água potável e a aquecimento, que favorece o desenvolvimento de doenças respiratórias - em particular nas pessoas mais vulneráveis, tal como os idosos, as grávidas e as crianças-, problemas na continuação de tratamento no caso de doenças crónicas… muitos dos sinistrados apresentam sinais de desespero e sofrimento psicológico.
Após consulta às autoridades sanitárias nacionais e locais, a Médicos do Mundo lançou um programa de cuidados de saúde primários e psicológicos na cidade de Otsuchi, na província de Iwate, nordeste do país.
As equipas MdM, compostas por psiquiatras, psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e responsáveis logísticos iniciaram as consultas nos campos de refugiados, nos hospitais e nas casas desta cidade duramente afectada (16.000 habitantes, dos quais 8.000 possivelmente falecidos). Este programa terá a duração mínima de 3 meses e contará com as equipas MdM presentes na cidade de Otsuchi.
A Médicos do Mundo está presente no Japão desde 1995, com a criação de uma associação logo após o terramoto de Kobé.
O programa em Toquio abriu em 2010 e apoia os sem-abrigo, tanto ao nível medicamentoso como psicológico.
Contactos:
Delegação francesa de MdM
Florence Priolet / Solenn Assathiany / Laure Antoine
01 44 92 14 31 / 14 32 / 15 23
infomdm@medecinsdumonde.net
www.medecinsdumonde.org
Delegação portuguesa de MdM
Rosa Pereira e Paulo Silva
Departamento de Comunicação, Marketing e Captação de Fundos
rosapereira@medicosdomundo.pt
Paulo.silva@medicosdomundo.pt
www.medicosdomundo.pt
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.