Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A epidemia do vírus Ébola que afecta a África Ocidental foi tema de discussão do programa “Sociedade Civil” da RTP2 do passado dia 22 de Setembro. A infecção, os seus perigos, como se previne e como está o mundo a combatê-la foram algumas das questões abordadas.
A emissão contou com uma reportagem sobre o papel da Médicos do Mundo (MdM) no suporte básico de saúde em situações limite como é o caso do cenário vivido nos países afectados por esta epidemia. O enfermeiro Márcio Daniel, voluntário da MdM que já participou em diversas missões, nomeadamente no Haiti e Timor-Leste, conta como se prepara a actuação em zonas de crise e como é enfrentar cenários tão dramáticos.
De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) já morreram mais de 3.000 pessoas e o número de casos identificados ultrapassa agora os 6.500. Os países mais afectados pela doença são a Libéria, Serra Leoa e Guiné Conacri.
A Médicos do Mundo encontra-se na região com missões na Libéria, Costa do Marfim (Delegação de França) e Serra Leoa (Delegação de Espanha).
Para ver a reportagem sobre o trabalho da MdM clique aqui.
Para assistir ao programa na íntegra aceda aqui.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.