Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Young Health Programme (YHP) – Like ME, programa de intervenção e promoção da saúde mental juvenil lançado em Portugal pela AstraZeneca em parceria com a Médicos do Mundo (MdM) está a participar no processo de consulta do novo capítulo sobre prevenção das Doenças Não Transmissíveis (DNT) do Manual “Factos para a Vida” da UNICEF/NCD Child. Para além de Portugal participam neste processo Brasil, Índia e Roménia, outros três dos 12 países onde decorre o programa YHP.
Uma representação do Young Health Programme (YHP) – Like ME deslocou-se no final de Setembro a Nova Iorque para participar em três encontros organizados pela UNICEF/NCD Child no âmbito da 69ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Sílvia Cruz da AstraZeneca Portugal durante a apresentação em Nova Iorque
Para ajudar a UNICEF na adequação das mensagens-chave que o “Factos para a Vida” deverá utilizar, o “Like ME” apresentou os resultados do processo de consulta realizado em Portugal junto dos jovens e equipa do projecto relativamente aos conteúdos sobre prevenção dos comportamentos de risco das DNT. Na ocasião foi ainda divulgado um vídeo produzido pela AstraZeneca Portugal em colaboração com a MdM sobre as actividades desenvolvidas no âmbito deste processo.
Vídeo realizado pela AstraZeneca Portugal em colaboração com a MdM
Todos os anos as DNT causam a morte de um milhão de jovens com menos de 20 anos. Por exemplo, a diabetes tipo 2 já representa metade dos casos de diabetes na infância e continua a progredir, enquanto a obesidade aumentou para mais do dobro em crianças e quadruplicou nos adolescentes ao longo dos últimos 30 anos. Números que tornam essencial a disponibilização de informação sobre a gestão e prevenção das DNT em crianças e adolescentes aos pais, familiares, cuidadores e comunidades com o objectivo de assegurar um crescimento saudável e o acesso a cuidados adequados.
Manual “Factos para a Vida” da UNICEF
No processo de consulta que termina no próximo mês de Novembro já participaram mais de 150 jovens. Antes da publicação do capítulo os conteúdos serão testados no terreno em 2015. Segundo Jonathan D. Klein, Director Executivo do Secretariado da NCD Child, que falava em representação desta organização e da UNICEF, “graças ao Young Health Programme foi possível partilhar as histórias e as opiniões dos jovens com decisores, prestadores de cuidados de saúde e financiadores durante esta semana em que decorreu a Assembleia Geral das Nações Unidas”.
Para saber mais sobre o projecto “Like ME” clique aqui.
Jovens durante o processo de consulta realizado pelo “Like ME” em Portugal
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.