Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Garantir o acesso a cuidados de saúde a todos os que necessitam constitui a missão da Médicos do Mundo (MdM), pelo que a Associação não poderia deixar de assinalar o Dia Mundial da Saúde, que se celebrou a 7 de Abril. Assim ao longo de vários dias a MdM realizou um conjunto de actividades nas áreas de Lisboa e do Porto.
Há mais de 15 anos que a Médicos do Mundo presta cuidados de saúde às populações mais vulneráveis, através de diferentes projectos, nos quais se enquadra também o “Saúde Móvel” que, em 2014, atendeu mais de 1300 pessoas. Uma equipa de rua de proximidade leva assim cuidados primários de saúde à população sem-abrigo, promovendo a equidade no acesso a estes cuidados.
Apesar de durante todo o ano a MdM prestar apoio às mais diferentes populações, a propósito do Dia Mundial da Saúde, a Associação organizou um conjunto de actividades específicas nas regiões de Lisboa e do Porto.
Actividades para jovens, idosos e população vulnerável em Lisboa
Na capital as actividades decorreram no âmbito dos projectos “Like ME”e “Saber Viver”, respectivamente direccionados a jovens entre os 10 e 12 anos e aos idosos.
No projecto “Like ME” foi realizada uma abordagem às questões da “Segurança Alimentar”, tema seleccionado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde 2015. As refeições diárias dos jovens, o tipo de alimentos que consomem e os hábitos alimentares saudáveis foram algumas das questões abrangidas nesta sessão. Ao longo da actividade os jovens assinalaram alguns erros alimentares como: beber sumos entre e às refeições, estar mais de três horas sem comer, misturar o leite com chocolate ou café, consumir dois a três hidratos na mesma refeição (como arroz, batata e pão) e comer demasiado rápido.
Sessão com os jovens do “Like ME”
Crédito foto: ©Rita Mendes
Junto da população idosa, no âmbito do projecto “Saber Viver”, foram atendidas 14 pessoas, realizados 14 rastreios de TA, 14 de colesterol, 12 rastreios de glicémia capilar e 14 explicações sobre cuidados nutricionais e alimentação saudável. Dos participantes na acção, 8 contactaram a equipa pela primeira vez.
Rastreio no âmbito do projecto “Saber Viver”
Crédito foto: ©Rita Mendes
Sessões sobre drogas, sexualidade e AVC no Porto
A anteceder o Dia Mundial da Saúde, a Representação Norte da Médicos do Mundo organizou várias sessões sobre temas como drogas, sexualidade e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).
No dia 25 de Março a MdM levou à AMI de Gaia o tema da sexualidade, numa sessão onde estiveram presentes 20 jovens entre os 9 e os 16 anos, 12 do sexo masculino e 8 do feminino, os quais demonstraram elevado interesse e participação. A actividade foi conduzida pela médica voluntária do projecto “Porto Escondido”, Emília Correia, e pela psicóloga do projecto, Joana Silva.
Para além de uma dinâmica com o objectivo da definição do conceito de sexualidade, foram abordados temas como adolescência, puberdade, transformações físicas, biológicas e emocionais, reprodução, homossexualidade, como falar com os pais sobre sexualidade, gravidez na adolescência e violência no namoro.
Sessão sobre sexualidade na AMI de Gaia
Crédito foto: ©MdM
O tema da sexualidade foi ainda abordado numa outra sessão decorrida a 31 de Março, no Auditório da Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto para o Lar de S. Miguel. A actividade teve como alvo a população do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, tendo participado 6 jovens. Definição de sexualidade, masturbação, orientação sexual, sentimentos, violência no namoro, gravidez na adolescência e métodos contraceptivos foram os temas discutidos com os participantes.
Também nesta sessão sobre sexualidade foi aplicado questionário de satisfação, tendo 3 jovens demonstrado muita satisfação e 3 satisfação.
O que são as drogas, a definição, os tipos, os motivos de consumo, o processo para se tornar toxicodependente, os efeitos e consequências das diferentes drogas e como diminuir o risco foram algumas das temáticas abordadas na sessão de esclarecimento sobre o tema que decorreu a 26 de Março, no Auditório da Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto para o Lar de S. Miguel.
Sessão sobre drogas
Crédito foto: ©MdM
Também no final desta actividade foi aplicado um questionário de satisfação, ao que a maioria (4 jovens em 6) referiu ter ficado muito satisfeita com a sessão, o local e a dinamizadora. As restantes jovens (2) demonstraram apenas satisfação.
Por fim, e ainda no contexto das comemorações do Dia Mundial da Saúde, a MdM levou a cabo uma sessão de informação sobre AVC no parceiro CAIS e que contou com a preciosa colaboração dos voluntários Tiago Soares, Tiago Sá e João Oliveira na dinamização da actividade. O objectivo foi dotar o público-alvo de competências para conseguirem identificar sinais de alerta e factores de risco com vista à alteração de estilos de vida.
Sessão de informação sobre AVC
Crédito foto: ©MdM
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.