Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Para restabelecer o serviço de assistência médica no Distrito de Ramechhap, a 5 horas da capital nepalesa Katmandu, está no terreno uma equipa da Delegação de Espanha da Médicos do Mundo. O hospital local foi severamente danificado pelo terramoto e apenas estão operacionais 20% dos serviços.
Identificar as carências sanitárias mais urgentes para responder às necessidades da população é o objectivo do trabalho que está a ser desenvolvido pelos 7 profissionais especializados em urgências que compõem esta equipa da Delegação de Espanha da Médicos do Mundo.
Em Manthali, capital do Distrito de Ramechhap, a equipa constatou que os danos causados aproximam-se dos 15%. Severamente danificado, o hospital que serve a região tem apenas 20% dos seus serviços operacionais e o fornecimento de água e electricidade é irregular.
O laboratório, a maternidade, a sala de partos, o bloco operatório, as consultas externas ou até a recepção não se encontram a funcionar. Actualmente existem apenas 4 camas para efectuar as operações no único edifício do hospital que não ruiu, sendo insuficiente para acolher e tratar a população.
Laboratório do Hospital de Ramechhap.
Crédito foto: Javier Acros/MdM
A Médicos do Mundo pretende aumentar a capacidade de hospitalização e contribuir para o restabelecimento dos serviços de cuidados médicos à população de Mantalhi.
O Hospital de Ramechhap situa-se a 1 hora da capital do Distrito, no alto de uma colina, à qual se acede com dificuldade em veículos todo-o-terreno. Antes do terramoto, a unidade prestava cuidados de saúde a uma população dispersa de 20 mil pessoas.
Veja abaixo os vídeos do trabalho que está a ser realizado por esta equipa no terreno:
Crédito vídeos: Czuko Williams/Médicos del Mundo
Participe na acção nacional de angariação de fundos que a Delegação Portuguesa da Médicos do Mundo está a promover.
Faça o seu donativo através do NIB 0035 0551 00007722130 32.
Contamos com todos nesta missão.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.