Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Com o objectivo de promover o uso do preservativo como meio de prevenção do VIH e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) assinala-se hoje, dia 13 de Fevereiro, o Dia Internacional do Preservativo. Esta noite, entre as 19h e as 23h, a Médicos do Mundo (MdM) organiza, com o apoio do Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT), uma acção de sensibilização e rastreio do VIH com a presença da Unidade Móvel na Praça do Martim Moniz, em Lisboa.
Para chamar a atenção sobre a importância do uso do preservativo e incetar uma primeira abordagem sobre o tema junto do público, a Médicos do Mundo terá à entrada da Unidade Móvel uma mascote, com a qual todos poderão tirar as tão famosas “selfies”. No local serão distribuídos kits (constituídos por preservativo feminino, masculino, gel e folheto informativo) e realizados testes do VIH.
A equipa da MdM, que estará identificada com uma t-shirt alusiva ao dia com o slogan “Usar preservativo é fixe”, vai também distribuir preservativos à população em geral, num percurso a pé a realizar entre as 21h e as 22h30.
O GAT, em parceria com AIDS Healthcare Foundation e a Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e Saúde (AJPAS) promove também um conjunto de atividades no Concelho da Amadora, onde a epidemia do VIH é um problema de saúde pública e individual, mas onde também decorrem projectos de boas práticas na resposta a esta infecção. Para estas organizações, o trabalho em conjunto, liderança e compromissos políticos são cruciais para o controlo da transmissão da infeção pelo VIH e outras IST.
O uso consistente do preservativo na população geral e nos grupos-chave continua abaixo do necessário e, em alguns casos, a decrescer, pelo que a promoção deste meio de prevenção eficaz, seguro e acessível continua a ser prioritária.
Em Portugal continua a existir problemas com a acessibilidade do preservativo entre os jovens, nas escolas e em contexto prisional.
O Dia Internacional do Preservativo pretende ser assim um dia de festa e de divulgação de informação, mas também um dia de advocacia política para que a prevenção do VIH e outras IST esteja no centro da resposta nacional.
Programação do GAT, AIDS Healthcare Foundation e AJPAS no Concelho da Amadora:
09h30 - Estação de comboios da Damaia e percurso até ao bairro Cova da Moura
12h30 - Almoço na Cova da Moura com representantes do Ministério da Saúde e deputados da Comissão Saúde
14h00 - Distribuição de preservativos no bairro Cova da Moura
15h30 - Distribuição de preservativos no bairro 6 de Maio
17h00 - Distribuição de preservativos no bairro da Mouraria
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.