Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
“Protecção: Uma Promessa Quebrada?” é o tema central do XVI Congresso Humanitário de Berlim, que se realiza nos dias 10 e 11 de Outubro, na capital alemã. As inscrições para a participação no evento já decorrem e podem ser efectuadas online, através da ligação indicada abaixo.
Cerca de 900 participantes e oradores de todo o mundo estiveram presentes na edição do ano passado deste congresso, considerado um importante fórum internacional da área da ajuda humanitária. Organizado pela Médecins du Monde, Médecins Sans Frontières, Cruz Vermelha Alemã, Câmara dos Médicos de Berlim e Charité Universitätsmedizin, a edição de 2014 terá a participação em 10 painéis de representantes da Rede Internacional da Médicos do Mundo (MdM) de França, Alemanha, EUA, Jordânia, Bélgica e Reino Unido.
O Congresso Humanitário de Berlim inclui este ano temas como a protecção internacional e o seu papel na acção humanitária, protecção armada de civis, case studies sobre falhas de protecção no Sri Lanka e na República Centro-Africana e deslocados internos, para além do papel do cluster de protecção.
Em termos de temas médicos destaque para a discussão sobre protecção da saúde e o papel da Organização Mundial da Saúde (OMS), resistência antimicrobiana, protecção da saúde de migrantes, assim como para um workshop sobre febre hemorrágica viral.
A anteceder a abertura do congresso, na noite de 9 de Outubro, está prevista a projecção, num cinema de Berlim, do documentário sobre o Sudão do Sul “We Were Rebels”, de Katharina von Schröder e Florian Schewe.
É ainda de salientar, no dia 10 de Outubro, o discurso do Tenente-General Roméo Dallaire, antigo Comandante da Força de Manutenção da Paz das Nações Unidas para o Ruanda, entre 1993 e 1994.
Para efectuar a inscrição no congresso clique aqui.
Para obter mais informação sobre o programa do congresso clique aqui.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.